domingo, 26 de dezembro de 2010

UM BLOG PARA MEMÓRIAS DE ALUNOS DO TOMÉ TEIXEIRA

    

Este blog foi idealizado quando se traçavam os planos para a comemoração do centenário da EE Tomé Teixeira. Nas pesquisas feitas para esse fim, encontraram-se registros referentes à anexação de  quatro escolas isoladas, à transferência de professores que formaram o primeiro Grupo Escolar de Itararé e ao Decreto de  nomeação  do professor Tomé Teixeira, seu  1º diretor.  No entanto, para contar a história de uma escola não bastam os assentamentos frios que constam dos livros de Atas de Exames e Folhas de Pagamento: é preciso saber como era ensinar e aprender naquele estabelecimento de ensino.
Evidentemente, não havia possibilidade de entrevistar os professores que formaram o Grupo Escolar de Itararé  e, dada a passagem do tempo, pouco se sabe sobre eles além de seus nomes. Todos sabemos, porém, que uma escola é feita também por seus alunos que, aliás, são a própria razão de sua existência. Evocar o passado através da explanação da memória de alunos mais antigos foi a primeira idéia que surgiu. Eles reviveram o tempo da infância em sua passagem pelos bancos da mais antiga escola da cidade em textos muito inspirados, repletos de carinho e saudade, publicados na Revista do Centenário, em 2010.
  Agora, decidimos apresentar na Internet, organizados por décadas em que frequentaram a escola, os trabalhos dos ex-alunos que deram vida à Revista. A criação do blog se justifica pela possibilidade real de ampliação  de depoimentos, já que o processo de envio da colaboração é muito simples - basta postar como Comentário na página do próprio blog.
Esperamos que outros  ex-alunos mais antigos que não tiveram a oportunidade de fazer o seu relato,  e também os  que deixaram o "Tomé Teixeira" há menos tempo - após os anos 60 até os  2000, participem da construção dessas Memórias.



   

Nenhum comentário:

Postar um comentário