Em Destaque


EX-ALUNOS DO TOMÉ TEIXEIRA QUE  SE TORNARAM REFERÊNCIA PARA NOSSA CIDADE


ADRIANO QUEIROZ PIMENTEL

Filho de Fructuoso Pimentel Junior e Maria Flora Queiroz Pimentel, nasceu na Fazenda Santa Cruz da Boa Vista, no Município de Itararé, no dia 13 de junho de 1904, porém, registrado no Cartório do Registro Civil de Itaberá como tendo nascido no dia 12 de junho de 1904. Foi casado com Ana Garcia Pimentel.
Fez o curso primário no Grupo Escolar Tomé Teixeira e logo após foi  para o internato do Liceu Coração de Jesus em São Paulo, onde estudou e aprendeu o ofício de alfaiate.  Formou-se cirurgião dentista pela antiga Escola de Farmácia e Odontologia na cidade de Itapetininga - turma de 1925.
Em abril de 1931 transferiu sua residência para Itararé, tendo exercido  o mandato de vereador na Câmara Municipal da cidade.
Membro da Associação Paulista de Imprensa (API), foi um dos fundadores do Jornal semanário “Tribuna de Itararé”, em 1949, sendo seu primeiro diretor. É autor do livro “Apontamentos Históricos de Itararé.”
Faleceu em Itararé no dia 08 de dezembro de 1982.


 ÂNGELO AUGUSTO GHIZZI

Nasceu em Itararé no dia 17/08/1916. Era filho de Primo Ghizzi e de Angelina Contieri Ghizzi. Cursou o Grupo Escolar de Itararé, hoje E. E. Tomé Teixeira, e depois o Ginásio Rio Branco, do Sr. Trentino Ziller, que se localizava na praça Cel. Jordão.
Foi casado com a Srª Avany Gomes Ghizzi, e teve cinco filhos: Marília, César Augusto, Luís Carlos, Elizabete e Luís Ângelo. Dedicou-se à triticultura e fez a primeira plantação de trigo do Estado de São Paulo.
Foi eleito Prefeito Municipal de Itararé, na gestão de 1952-1955.Nesse período,  foi construída a Praça de Esportes Municipal na rua Dr. Pedro Alencar, no local onde havia o campo para exercícios dos estudantes e ainda, foi obtida a doação de terreno para o aeroporto, pelos senhores Carlos Menk e Corrêa Castro.
Ao fim da gestão, mudou-se para São Paulo, e aposentando-se, voltou para Itararé, onde faleceu a 4 de junho de 1996.

ANTONIO JOSÉ LUCIANO DE MELLO VIEIRA

Filho de Manoel Luciano de Mello Vieira e Maria de Jesus Carneiro de Camargo Lobo. nasceu no dia 20 de setembro de 1938 em Itararé, São Paulo. Frequentou o ensino fundamental no “Grupo Escolar Tomé Teixeira” e o ginasial  no “Ginásio Estadual de Itararé”. Cursou ensino médio em São Paulo no Liceu Coração de Jesus e no Liceu Eduardo Prado.
Após vestibular, entrou na faculdade de Direito do Largo de São Francisco em São Paulo (USP), aos 17 anos. Durante o curso  ingressou na política estudantil, quando foi eleito Presidente do Centro Acadêmico “XI de Agosto’.
Formou-se advogado pela USP em 1962 e logo depois foi subchefe da Casa Civil do governador Carvalho Pinto.
Antonio José Luciano voltou a residir em Itararé e em 27 de fevereiro de 1968, aos 29 anos de idade, faleceu num acidente de carro.

ARACY OLIVEIRA MELO KOVACS

Filha de Ozório de Oliveira Mello e de Maria Dias de Oliveira Mello, casada com Sr. Sighismund Kovacs, era natural de Itararé, onde nasceu aos 31 de janeiro de 1906. Faleceu no dia 1º de novembro de 1986, aos 80 anos de idade.
Cursou a Escola Normal “Peixoto Gomide” formando-se professora em 1933. Efetivou-se no Grupo Escolar de Votorantim, em Sorocaba, no ano de 1940. Lecionou durante 10 anos em São Paulo, no Grupo Escolar “João Teodoro”. Em 1955, removeu-se para o Grupo Escolar “Tomé Teixeira”, em Itararé, onde lecionou até sua aposentadoria, em 25 de junho de 1964.
Exerceu o magistério com muito amor e dedicação. Seus ex-alunos guardam dela uma imagem de mulher inteligente, alegre, forte, exigente, barulhenta, um tipo inesquecível, que esbanjou sabedoria, sua alegria contagiante e o seu exemplo  mais digno e mais belo de um extraordinário modo de viver. Recebeu inúmeros títulos pelo belo trabalho, e é a patronesse da Diretoria Regional de Ensino de Itararé.

CELESTE MARIA FIUZA BIZARRO

Nascida em Itararé e filha de  artistas, herdou de seus pais, os músicos Alberto e Aurea Fiuza, aptidões que muito cedo se manifestaram nas artes e a levaram a dedicar sua vida à cultura. Ainda menina, aos 8 anos de idade, já participava do famoso Grêmio Teatral “Os Repentinos”, do qual seu pai foi um dos fundadores, diretor e ator.
Foi casada com Newton Bizarro, sendo mãe de Paulo de Tarso Bizarro. Foi locutora da ZYA7- Rádio Clube de Itararé, na década de 40, fazendo um programa musical. Na época, a  Rádio se localizava na rua XV de Novembro, numa velha casa,  em frente  a Casa da Cultura. Continuou a participar do grupo teatral “Os Repentinos” e é considerada grande personalidade do teatro itarareense.
 Especializou-se em Educação Artística e foi professora do Instituto de Educação”Dr Epaminondas Ferreira Lobo.”  Cursou também  a Faculdade de Letras e  lecionou Português na cidade de Itaberá.  Escreveu a história de nosso teatro para o Elos Clube de Itararé.
Depois de aposentada, dedicou suas energias às obras assistenciais, tendo trabalhado 16 anos na diretoria do Lar São Vicente de Paulo.


 EPAMINONDAS FERREIRA LOBO

Quarto filho do Cel. Joaquim Ferreira Lobo Nenê Sobrinho e de Dona Maria Cândida Ferreira Lobo, nasceu em 18 de janeiro de 1910.
Aos sete anos entrou para o Grupo Escolar  de Itararé, cujo diretor era Tomé Teixeira. Estudou também no Ginásio Diocesano de Botucatu e, no ano seguinte, bacharelou-se em Ciências e Letras em Jaboticabal. Em 1932 formou-se advogado pela Faculdade de Direito de São Paulo. Casou-se  com a Profª Zizi Martins de Araújo Lobo e tiveram seis filhos.
Ingressou na carreira política aos 25 anos de idade, tornando-se, na época, o mais jovem dos deputados brasileiros. Em 1938 foi nomeado para o cargo de Prefeito Municipal de Itapeva.
Criou o segundo Grupo Escolar de Itararé, atual E.M. “Maria da Silveira Vasconcelos” e a Escola Normal de Itararé, hoje, E.E. “Dr. Epaminondas Ferreira Lobo”.

EUGÊNIO DIAS TATIT

Primogênito do casal Joaquim Dias Tatit e Eponina Fiuza Tatit, tinha  o apelido carinhoso de Geninho.Fez o curso primário no Grupo Escolar de Itararé, hoje Tomé Teixeira. Sempre foi considerado c bom aluno. Quando jovem, fez parte da Lira Musical do Maestro Melillo, onde se destacou como clarinetista.
Foi casado com Olga Ottengy Tatit, com quem teve os seguintes filhos: Ruth, Roberto e Rachel.
Em 18 de maio de 1938, foi nomeado Prefeito Municipal de Itararé pelo Interventor Federal Adhemar de Barros, tendo sido empossado em 25/05/1938, durante sessão solene.
Coube a ele completar as obras do matadouro municipal, e o serviço de colocação de guias e sarjetas  nas ruas, iniciadas na gestão anterior. Foi responsável pelas  novas instalações dos Serviços de Abastecimento de Água e pela pavimentação asfáltica da rua Newton Prado, uma das mais movimentadas vias da cidade. Os primeiros passos para a criação do Ginásio de Itararé também foram dados em sua gestão de mais de 9 anos.
Faleceu em 07/10/75. Seu nome foi dado à uma escola do município.

 
HERMÍNIO DOS SANTOS LAGES
     Nascido em Portugal, na cidade de Vinhaes, filho de José Lages e Thereza Pereira Lages, veio para o Brasil com dois anos de idade. Frequentou o Grupo Escolar de Itararé até a 3ª série, deixando de estudar porque precisava trabalhar.
Iniciou a aprendizagem da arte tipográfica aos 16 anos nas oficinas do Jornal "O Itararë", que pertencia aos Irmãos Tatit, ali exercendo diversos cargos até chegar a gerente. Casou-se com Tereza Contieri Lages e dessa união teve 14 filhos.
No ano de 1949, Hermínio e seu sobrinho João Contieri associaram-se a um grupo de 33 acionistas para fundar a Empresa Bandeirante S/A, na qual teve origem  o Jornal "Tribuna de Itararë."  Em 1954, ambos compraram uma pequena oficina e fundaram a “Tipografia Guarani.”
 Em 1955, devido a inúmeras dificuldades a Empresa Bandeirante foi dissolvida. Seu equipamento foi negociado com os sócios com o compromisso de continuarem a imprimir a “Tribuna de Itararé.” No ano de 1964, quando desfez-se a sociedade, Hermínio ficou com a Tipografia Guarani e passou a editar seu próprio jornal, “O Guarani.”
   Falecido em 2008, foi um homem dedicado à imprensa, tendo sido responsável pela composição de três jornais  da cidade:  "O Itararé", "Tribuna de Itararé" e  "O Guarani".

JOÃO CONTIERI
 Nasceu nesta cidade, a 25 de janeiro de 1933 e fez seus estudos no Grupo Escolar de Itararé, atual Tomé Teixeira. Começou a aprendizagem da arte tipográfica, ainda menino, no Jornal “O Itararé”, levado pelo tio Hermínio Lages. Ali, fez de tudo um pouco até familiarizar-se com os segredos da arte e, também, tornar-se um grande jornalista.
Foi um dos 33 sócios da Empresa Bandeirante, fundadora do jornal Tribuna de Itararé. Ele e Hermínio Lages eram responsáveis pela edição da “Tribuna de Itararé.” Em 1954, compraram em sociedade uma pequena gráfica a que deram o nome de Tipografia Guarani.
No ano de 1964 passou a editar a “Tribuna de Itararé” em sua própria gráfica, a Tipografia Itararé. João Contieri destacou-se no jornalismo itarareense.
João Contieri foi casado com Mary Anciladey Contieri, tendo dois filhos: Nilton Flávio e Paulo Sergio. Faleceu a 28 de fevereiro de 1999.

 LINDOLPHO GOMES GAYA

O grande maestro Gaya, orgulho de Itararé, conhecido entre os amigos como Dudu Gaya, era filho do Sr. José Maria Gaya e da Srª Leocádia Brobowsky.
Frequentou o curso primário no Grupo Escolar Tomé Teixeira, sendo aluno da profª Adelaide Barco, que o considerava excelente aluno. Começou seus estudos de piano, por volta dos 9 anos, com a professora Filomena Melillo.
Muito bem conceituado no mundo musical, era solicitado por grandes nomes como Chico Buarque, Vinicius de Moraes  e Elizete Cardoso para fazer arranjos. Foi diretor artístico da Rádio Nacional e como arranjador da Odeon teve sua própria orquestra.
Casou-se com a cantora Estellinha Egg com quem trabalhou até o ano de 1982.


PAULINO ROLIM DE MOURA

           Filho do jornalista Walfrido Rolim de Moura fundador do 1º jornal  de Itararé, “Sul de São Paulo”, começou a seguir a profissão do pai após passarem  a residir na capital paulista, em 1934.
Estudou no Grupo Escolar de Itararé. Em São Paulo,  colaborou no Jornal “A Gazeta da Penha”, procurando valorizar o homem, lutando em sua defesa. Dedicou-se a difundir a cultura através de suas publicações. Casou-se com a poetisa Elisa Barreto, da qual se orgulhava e  se empenhou na divulgação de seus poemas.Ao mesmo tempo em que participava de reuniões literárias, manifestava seu lado batalhador contra injustiças. Sua coragem vinha impressa nas páginas de jornais e folhetos que imprimia e distribuía em praças públicas.
Por meio do “O Trombone”, o terror dos políticos desonestos,denunciava a corrupção. Com suas denúncias conseguiu que deputados da Assembléia Estadual fossem cassados pelo escândalo da “Caixinha dos Milhões”, um caso envolvendo cartórios. Foi preso várias vezes, e por atacar o governo com seus discursos inflamados, foi condenado a dois anos e meio de prisão. Aproveitou o tempo que permaneceu na  Penitenciária do Estado para ler grandes escritores, poetas, filósofos e psicólogos, motivo que o levou a montar um jornal.
Pelos relevantes serviços prestados à Cultura, Paulino recebeu o título de “Cidadão Honorário de São Paulo” no governo do Prefeito Prestes Maia e uma rua da Penha ganhou o seu nome.
Em 2003, a Câmara Municipal de Itararé outorgou-lhe o titulo de “Honra ao Mérito”.
                                                      
                                                   
PAULO ROLIM CORRÊA
                        
Flho de Clementina Rolim de Moura e Olympio Leite Corrêa, frequentou o Grupo Escolar de Itararé e destacou-se por sua inteligência, sendo considerado um aluno prodígio pela professora Aracy de Oliveira Mello.
Possuidor de um espírito caritativo, após casar-se com Cacilda Rolim, criou a Casa Paterna e passou a dar assistência a meninos carentes, chegando a abrigar cerca de 40 crianças.
Tornou-se radialista e  jornalista; dedicava-se à leitura sobre mestres e crenças do passado. Dispensou muito interesse a assuntos que se referiam ao Cósmico e aos discos voadores. Montou uma pequena oficina nos fundos de sua casa e ali  imprimia boletins informativos, publicando seus conhecimentos sobre o assunto.
Em 1960, escreveu “Cavaleiros do Céu”, o primeiro livro editado em Itararé. Editou também o Jornal  A Arconave - Discos Voadores Através dos Tempos. Essas publicações continham artigos focalizando a origem dos discos voadores, extraterrenos, monumentos, religiões e uma série denominada “Deuses - Naves e Videntes”.
Passando a residir em São Paulo, foi responsável por uma coluna no jornal “Notícias Populares”, onde escrevia sobre discos voadores que, na época, despertavam curiosidade.
Paulo não viveu o tempo suficiente para ver  que  a popularidade dos objetos voadores não identificados - UFOS cresceu muito através dos anos, sendo objeto de investigação científica.


PASCHOAL MELILLO

Filho do maestro italiano José Melillo e de D. Maria Bote Melillo. Nasceu em Itararé, fez o curso primário no Grupo Escolar da cidade e foi também escoteiro.
Estudou em ginásio paranaense,  em regime de internato, e após exames nos quais obteve excelentes resultados, cursou a Academia de Música do Paraná (Regência e Composição).
 Tocava vários instrumentos,  era exímio pianista e participou de várias orquestras. Era brilhante  compositor e ganhou fama   com o baião “Cuco”, ficando conhecido internacionalmente.
Foi casado com a Srª Lady Melillo e teve uma filha, Maria de Lourdes.

 VERGÍNIO HOLTZ

Nasceu a 26/06/1914 em Itararé, descendente de alemães. Era filho de Antonio Holtz e de Julia de Andrade Holtz.
Estudou no tradicional Grupo Escolar Tomé Teixeira e demonstrava ser muito gratificado  por ter sido alfabetizado nesta escola. Começou a trabalhar ainda muito novo. Casou-se com Ida Wolf  Holtz e tiveram seis filhos. Acreditava que a estrutura firme de uma família era a base para qualquer futuro promissor.
Foi eleito vice-prefeito na gestão de. Ângelo Ghizzi (1952-1955) e em 1964, foi eleito Prefeito Municipal de Itararé. Em 1969 recebeu o título de um dos melhores prefeitos do interior do Estado.
 Homem público, de características marcantes: simples, íntegro, ponderado, bondoso, generoso e  honesto. Dentre suas realizações destacam-se a construção de trinta escolas na zona rural e a construção do 3.º Grupo Escolar, hoje denominada EE Dr. Herculano Pimentel.
Faleceu em 05 de maio de 1983. Seu nome foi eternizado no Estádio Vergínio Holtz (Associação Atlética Itararé) e no Paço Municipal.


 WALTER SANTANA MENK 

Nasceu em Itararé, em 26 de julho de 1925, sendo filho de Carlos Menk e Sofia Dias Menk.
Fez o curso primário no Grupo Escolar de Itararé, hoje Tomé Teixeira, e participou do grupo de escoteiros do Seu Peppo. Morou em Itapeva e Itapetininga, onde fez o curso ginasial. Em seguida cursou o Colégio Arquidiocesano, em São Paulo e o curso de Contabilidade na Escola Álvares Penteado – FAAP. Logo após, fez Faculdade de Economia e Administração.
Voltando para Itararé, em 1948, casou-se com  Maria José de Camargo Menk, com quem teve três filhos: João Carlos, Ana Maria e Walter Filho.
Iniciou sua vida pública em 1954, ao ser eleito vereador à Câmara Municipal de Itararé. Em 1958 foi eleito deputado estadual.
Em 1982 foi eleito prefeito do município de Cananéia, e em 1996, elegeu-se vice-prefeito naquela cidade, sendo reeleito em 2000. Ainda exercia o cargo quando faleceu em São Paulo no dia 15 de dezembro de 2003, aos 78 anos de idade.